segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

RELATÓRIO DESCRITIVO DA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS PSICOMOTORES

O Plano de Intervenção na Educação Física teve como objetivo, durante estes dois anos, documentar a evolução psicomotora dos alunos no ano letivo, além de nortear as intervenções propostas pelos professores.

Na Avaliação Psicomotora Inicial, foram avaliados 7.029 alunos, totalizando, 306 turmas de 49 Instituições. Já na Avaliação Psicomotora Final, 7.084 alunos foram avaliados, totalizando, 316 turmas de 50 Instituições.

Os quatro quesitos avaliados são: equilíbrio: estático e dinâmico; aquisição de marcha e esquema corporal, lateralidade e relações espaço-temporais; experiências com bola.

Para avaliar cada quesito psicomotor, os alunos foram submetidos a tarefas psicomotoras e classificados conforme seu desempenho. Os alunos que conseguiram realizar o que foi pedido com propriedade e segurança foram conceituados com a legenda C (Construído). Já os que demonstraram insegurança ao realizar o que foi pedido, ou ainda quando não conseguiram realizar com frequência, foram classificados como EC (Em construção). Porém, quando os alunos não conseguiram realizar o que foi pedido e ainda não demonstraram domínio significativo da tarefa proposta, foram conceituados com NC (Não construído). Os alunos que obtiveram quantidade significativa de conceitos “NC” foram considerados como baixo desempenho psicomotor.

Os gráficos, a seguir, são relativos ao desempenho dos alunos nas avaliações psicomotoras aplicadas no início do primeiro semestre e no segundo semestre, possibilitando análise comparativa.

- Equilíbrio: estático e dinâmico:
- Marcha e Esquema Corporal:
- Lateralidades e Relações espaço-temporais:
- Experiências com bola:

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